domingo, 23 de outubro de 2011

ECOS DA HISTÓRIA VIVA DE CASINHAS

"GENTE DA NOSSA CONVIVÊNCIA"


É comum procurar por uma coisa e encontrar outra completamente diferente pelo caminho. E, algumas vezes, podemos encontrar algo muito mais valioso do que o que buscávamos. Foi exatamente isso que aconteceu comigo, que na ânsia de retratar a história da minha terrinha no agreste setrentional pernambucano brasileiro, acabei me deparando com a chance de fazer a diferença nesse "compartilhar" tal história em Casinhas.E compartilho com voçês a frase de Seu Sevi: "Oxe, aqui eu tenho história boa de contar, minha casa que hoje eu moro, foi a primeira daqui.Criei meus filhos e moro até hoje com minha esposa Zefinha do Rêgo.E não tenho vontade de sair daqui não.Tá bom demias."

Aos 41 anos de idade, não me recuso a falar das pessoas que fazem parte de nossa história, e que até hoje, tem em Casinhas, um lugar calmo para viver.
  Eu afirmo que a memória e história de uma cidade, está submersa no que se chama valorizar as pessoas do lugar, da cultura popular e os projetos nos quais envolve os jovens, para o reforço de manter esta identidade cultural.E nessa identidade, está aí ,Mimissa, quem não conhece????Filho de Dona Arlete e seu Pitaço, irmão de Dona Paroca, Mazé, finado Pitacim, Mônica,Antônio e  Dona Melhinha.Se eu esqueci de algum, me perdoem.Mas, acho que não.Ah! Mimissa é solteiro, quem tiver afim de casar, manda ver.



E de gerações em gerações, essa juventude que convive diariamente com essas pessoas que estão nas fotos,deve conhecer a cultura casinhense nos seus saberes e afazeres. As experiências dos mais idosos, devem servir de ensinamentos e lição de vida, e a vivência dos mais jovens, deve ser baseada em cima da educação.Todos devem respeitar as pessoas que vivem no lugar, dos mais simples a alta sociedade.Simples assim como Kaica.  "Viver aqui é a minha vida, eu vendo bilhetes do kisort e passo bicho na minha moto".È o que diz Kaica, figura bacana do lugar. Ele ainda diz:"Ando muito na minha moto, ela é velhinha , mas me carrega pra onde eu quero." E detalhe, Kaica é gago, entender o que ele fala é uma luta.Mas, no fim dá tudo certo.



Aumentei as minhas demonstrações de carinho nas minhas humildes postagens desse blog, quando conversei com Seu Lié (foto abaixo), sinto que estou contribuindo para edificação da nossa história, pois já recebi comentários de conterrâneos que vivem fora, e dizem "viajar no tempo", quando ver o blog. È minha gente, tem quem valorize essas ações.



 Enfatizando o cotidiano, conversando com seu Lié, também se resgata o passado.Fanático por futebol, digo de passagem que fez e faz parte dessa modalidade esportiva,ora como jogador, ora como juíz de futebol."Eu sempre gostei e gosto de participar do esporte da minha cidade.Essa moçada jovem sabe jogar bola, e tagente precisa incentivar", diz seu Lié.
Para pessoas ativas do nosso município, nossa homenagem.


Tóim Medeiros, gente em foco  da rua 13 de maio, uma das mais queridas de Casinhas.Cabra bom, calmo, honesto e dá valor à Casinhas.Na porta da sua casa, fez questão de pousar para a foto desse blog."Essa nega, gosta de escrever as cosas dessa rua", indagou o nobre Tóim.
Respondi que não só basta conhecer as pessoas, e sim, valorizá-las.
Tóim Medeiros, grande abraço.


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena