quinta-feira, 12 de abril de 2012

confiram na página Familias Tradicionais na barra direita

Igreja N.S das Dores - Casinhas


O gntcasinhas reúne e atualiza  textos da série "Famílias Tradicionais Casinhense", assinados pela autora  desse blog, filha de Casinhas e defensora da nossa história
 Num registo entre a cultura e a tradição do povo de Casinhas, a pesquisa cruza-se com a História, permitindo-nos retroceder no tempo e conferir em que medida a ação destas famílias foi e é, a um tempo e até hoje, estruturante e dinamizadora do desenvolvimento da nossa cidade (e da Região).

É, pois, através de pesquisas e pessoas que queiram homenagear suas famílias, que a  tradição  dos valores morais, econômicos, sociais e políticos irão contar, resgatar e perpetuare revive nossa história para o mundo ver. 


**********************************************************************************

FAMÍLIA MEDEIROS


Arlete e Epitácio


Nessa primeira postagem sobre as famílias tradicionais casinhense, iremos recontar sobre a família Medeiros, comandada pela Senhora Arlete Medeiros.

 Enfatizando a essência desse blog, Dona Arlete e sua família, fez e faz a nossa história.
Casamento de Arlete Medeiros


Arlete Medeiros, " A guerreira de Casinhas" nasceu em 11/05/1926, hoje com 86 anos,  casou aos 17 anos com o Senhor Epitácio Florentino de Farias, mas conhecido por ( Seu Pitaço), onde viveu por 57 anos.

A Saudosa Dona Arlete "pariu"19 filhos, hoje com 05 ( Mª José, Mimissa, Mônica, Dona Melinha e Dona Paroca), vários netos e bisnetos.
Dos seus filhos que já estão ao lado de Deus, IN MEMORIAN, deixou sadades o inesquecível Pitacim e Tóim Medeiros.
Pitaçim e Tóim Medeiros


Dona Arlete, escreve a história casinhense começando com a dedicação de 30 anos de sua vida na Escola João XXIII, como merendeira e ASG, haja vista, naqueles tempos difícieis, saciou a fome de muita gente.


Escola João XXIII em 05/09/1972
As pessoas que se alimentaram da merenda que ela fazia com dedicação e amor, lembram até hoje, e comentam perguntando por ela com carinho e saudade dos tempos escolares. Saudades até do cuscus com pescada, da sopa de almôndegas que ela fazia, da Paçoca com água de barreiro, do leite em pó com achocolatado e da sopa de feijão com charque. 

Ô tempo bom, éramos felizes e não sabíamos... Mas o tempo passa e ...

Hoje, Dona Arlete mora em Surubim, e vive sua terceira idade de forma ativa: participa  das atividades do CRAS em Surubim, faz crochê, hidroginastica e por aí vai. Pense numa "Vèinha duro na queda".

Mas como todo filho a sua casa retorna, o hobby preferido dessa mulher que é retalho de nossa história, é passear na sua terra natal, CASINHAS. Reviver o passado, rever os amigos, lidar com suas raízes, conviver com tantos que passaram por ela é o que faz a idade ser apenas "marcas do tempo" e não o "tempo das Marcas".

Essa iniciativa de homenagear dona Arlete, partiu de sua filha caçula Mônica Medeiros, de Farias, hoje com duas filhas casadas e netos.
Desfile Cívico em Vasinhas 1972


No entanto, vamos matar a saudade também dos tempos estudantis de Mônica.Confiram as fotos:


Foto tirada ao lado da igreja de Casinhas. Marcelo, Gedeão, Nivaldo, Arlúcia, Da Paz e Sandra em 24/01/1974


Algumas pessoas: Elzi, Mirian, Kátia, Mônica, carmem Berta, Filhas de Dona Maria de Joãzim e a profª Dona Ruth.

2 comentários:

Júlio César. disse...

Eguimar, parabéns pela iniciativa do Blog e muito obrigado pela homenagem a minha avó. Um abraço, Júlio César.

Egmar disse...

Anônimo Júlio César. disse...

Eguimar, parabéns pela iniciativa do Blog e muito obrigado pela homenagem a minha avó. Um abraço, Júlio César.

12 de abril de 2012 13:34
Excluir

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena