sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto de lei que cria concurso para elaboração do Hino de Casinhas é aprovado na Câmara Municipal

Imagem: Google Imagens
Da redação do +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br
A Câmara de Vereadores de Casinhas aprovou, no último dia 9 de maio, o projeto de lei nº 002/2012, que dispõe sobre a criação do concurso para elaboração do Hino de Casinhas, de autoria do vereador Walter Borges (PSD), com fulcro no que estabelece o artigo 5º da Lei Orgânica Municipal, "com a finalidade de atender ao dispositivo legal e especialmente despertar o sentimento cívico ante a municipalidade".

De acordo com a lei, que entrou em vigor após a data da sua publicação, no último dia 7 de maio, a letra e partitura do hino serão compostas de única obra, a ser definida após o resultado final do mencionado concurso e, a partir daí, incorporando-se aos símbolos do município de Casinhas, em conformidade com a Lei Orgânica Municipal.

A Prefeitura de Casinhas é quem será responsável pela composição da Comissão Organizadora, que por sua vez elegerá uma Comissão Julgadora. Ficou estabelecido ainda que as comissões serão compostas por um historiador, um professor de Língua Portuguesa, um professor de Literatura, um representante da Secretaria de Educação, da Secretaria de Agricultura e de Governo, da Câmara Municipal, além de compositores, poetas, músicos e filhos do município.

Apenas uma obra será contemplada com certificado e prêmios extras, e seus direitos serão cedidos sem qualquer ônus ao poder público do município de Casinhas. A premiação e seus valores serão estipulados e ofertados pela Prefeitura de Casinhas e entregues durante sessão solene na Câmara Municipal em data a ser definida pela Comissão Organizadora. O concurso ainda não tem data definida para ser realizado, porque o projeto de lei ainda precisa ser sancionado pelo prefeito de Casinhas, João Camêlo (PTB).

Bandeira de Casinhas (Imagem: Reprodução)
1º concurso para escolha dos símbolos municipais de Casinhas aconteceu há 15 anos atrás  

Este não será o primeiro concurso realizado para escolha de um símbolo municipal de Casinhas. No dia 12 de julho de 1998, data em que a cidade comemorou seu 2º aniversário de emancipação política, a Secretaria Municipal de Educação lançou o 1º Concurso Público para escolha tanto da bandeira quanto do hino do município. Na época, seis pessoas se inscreveram para concorrer ao hino, 70 para a bandeira e 13 tanto ao hino como a bandeira.

O resultado deu-se em duas etapas: a primeira no dia 22 de agosto daquele ano, onde foram classificados os 10 melhores trabalhos nas duas categorias, e a segunda no dia 26, com a divulgação do resultado final durante uma solenidade ocorrida na Escola Municipal São Luiz para homologação dos projetos aprovados e a premiação dos candidatos vitoriosos.

Ocorre que, das seis pessoas inscritas para concorrer ao hino, três remeteram seus trabalhos e apenas uma enviou o hino musicado à comissão julgadora, que acabou sendo reprovado pela falta, no conteúdo, de referências sócio-culturais sobre o município. Resultado: apenas a bandeira, obra criada pela educadora Edjane Diniz, foi escolhida.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena