sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ex-líder do PT, Maurício Rands renuncia ao mandato de deputado


Maurício Rands (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Nesta quinta, ele anunciou desfiliação do PT e fez críticas ao partido.
Zacarias Vilharba (PRB-PE) deverá assumir cargo de deputado titular.


Líder do PT na Câmara no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Maurício Rands (PE) renunciou nesta sexta-feira (6) ao mandato de deputado federal. A carta de renúncia foi entregue à Secretaria-Geral da Casa e lida em plenário. A vaga de deputado titular ficará com o suplente, Zacarias Vilharba (PRB-PE).
Nesta quinta (5), Rands entregou à direção do PT uma carta na qual anuncia sua desfiliação ao partido. No documento, ele também informou que deixaria o mandato de deputado. Se ele continuasse no cargo, o PT poderia reivindicar a cadeira na Câmara alegando infidelidade partidária.
Na carta de desfiliação, Rands fez críticas à legenda e alegou que tomou a decisão depois que a direção nacional do partido determinou a retirada da candidatura dele e a do prefeito João da Costa à Prefeitura do Recife, anulando as prévias na cidade.

“Depois da decisão da direção nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada à minha candidatura e à do atual prefeito, recolhi-me à reflexão. Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT”, comentou na carta.
Rands informou que, após a confusão nas prévias do partido, as divergências de métodos e práticas ficaram mais claras e insuperáveis. Ele critica a atitude “autoritária” da direção nacional do PT. “Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária”, explicou no documento.
O deputado disse que a falta de diálogo com a militância no Recife e a ruptura provocada após a decisão da direção nacional provocaram a saída dele da vida de militante partidário. “Ignoraram que existiam alternativas, procedimentais e de quadros, dentro do partido, que unificariam a frente em torno de uma candidatura do PT”, comenta.
Por fim, o deputado fez elogios a Geraldo Júlio, do PSB, e anunciou que vai apoiar o candidato da Frente Popular para prefeito do Recife. “Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife”, explicou no texto. Rands ainda declara: “Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania”.

'Tristeza'

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), afirmou nesta sexta que recebeu com “tristeza” a decisão de Rands de renunciar ao mandato e deixar o partido. “Eu vejo com tristeza. O Rands ajudou a construir o PT, foi líder da bancada, mas decidiu tomar novo rumo na vida dele. Ele renunciou à militância política. Ele vai cuidar das coisas dele, vai viajar um tempo para fora. Ele está indo para a iniciativa privada.”
Tatto disse também que, “do ponto de vista política”, a opção de Rands foi por trocar o PT pelo PSB. “Do ponto de vista político, ele beneficiou o PSB, vai apoiar o candidato do PSB à prefeitura. Nesse ponto, a opção política dele é pelo PSB. O PSB é um partido aliado, tem algumas vezes relação conflituosa com o PT, mas é aliado. Ele mudou de casa, mas não mudou de rua. Pelo fato de ser PT sou contra, mas respeito.”
O deputado disse que só o resultado das eleições de outubro dirá se a opção de Rands prejudicará o PT. “Se o PT ganhar em Recife, São Paulo e Fortaleza, sai fortalecido. É a eleição que vai determinar. Eu ando bastante confiante que o PT vai sair fortalecido”, disse.
No pedido de renúncia, lido no plenário da Câmara, Rands disse que, como deputado, sempre atuou com "máxima responsabilidade". "Desde o meu primeiro mandato de deputado federal iniciado em 2003, dediquei-me com afinco e altivez ao Parlamento, desempenhei minhas funções com espírito público e com máxima responsabilidade que exige a representação popular cumprida por todos nós nesta casa."
Ele justifica a renuncia dizendo chegou "ao fim de um ciclo" da vida partidária e política. "Entendo que chega ao fim um ciclo de minha vida partidária e política, por razões já externadas aos pernambucanos, e renuncio ao mandato por acreditar que já cumpri com minha missão, apresentando, debatendo e aprovando matérias relevantes e sobretudo, legislando sempre com o norte do interesse coletivo e do aperfeiçoamento democrático." Na mensagem, Rands disse ainda que que sai da vida pública e da política partidária "para exercer ainda mais plenamente a cidadania."

 

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena