segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Depois de máscara de carnaval, Joaquim Barbosa vira boneco gigante

Além do presidente do STF, Dilma, Dom João VI e Pelé estão no acervo.
Bonecos desfilam na segunda-feira, 11 de fevereiro, às 10h, em Olinda.

Ministro e atual presidente do STF, Joaquim Barbosa virou boneco gigante. (Foto: Katherine Coutinho / G1)

O julgamento do mensalão foi um dos temas mais discutidos de 2012. O ministro e atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi uma das figuras que mais se popularizou. Além de dar origem a máscaras para o carnaval 2013, o ministro vai estar no carnaval de Olinda: ele foi transformado também em boneco gigante e tem sido atração na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada no Recife Antigo. O boneco participa da ‘Apoteose dos bonecos gigantes de Olinda’,  que sai pelas ladeiras da cidade na segunda-feira de carnaval, este ano 11 de fevereiro, às 10h.

 

Pelé, Senna, Galvão Bueno e Jô Soares também foram
transformados em bonecos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Criador do boneco e de outros cem que fazem parte do acervo da Embaixada, o arquiteto Leandro Castro explica que o boneco foi também um pedido da própria população, além de um desejo próprio. “Nós somos democráticos, estamos sempre escutando o que os visitantes dizem. Ele entrou para a história do Brasil com o julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa significa esperança, foi o porta-voz da população, disse o que muitos queriam dizer”, acredita.
Feito de fibra de vidro e pintado à mão, o boneco do ministro contou com a autorização do mesmo. “Eu tinha receio de que ele não liberasse, achando que era oportunismo nosso. Mandei um e-mail explicando que era um grande símbolo para nós, da esperança, de mais justiça. Ele autorizou, mas não sei ainda o que achou. Mandamos fotos para ele, mas ainda não tive resposta”, explica o arquiteto.

Rainha de Copas e Chapeleiro Maluco na versão boneco
gigante. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Outras figuras famosas também foram transformadas pela equipe da Embaixada em bonecos gigantes – Leandro fica responsável pelos desenhos e a esposa, Sineide Castro, pelas roupas. Pelé, Galvão Bueno, Ayrton Senna, Lenine, Chico Science, Reginaldo Rossi, além de, mais recentemente, Hebe Camargo estão entre os bonecos. Das telas do cinema, vieram o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas do filme ‘Alice no País das Maravilhas’, dirigido por Tim Burton.


O acervo atualmente conta com cem bonecos e deve subir para 110 em breve, explica Leandro. “Estamos também com um projeto de transformar a história do Brasil em bonecos gigantes. Já temos a presidente Dilma Roussef, Dom João VI, jesuítas, [Pedro Álvares] Cabral. São cerca de 50 bonecos que vamos levar no segundo semestre para uma exposição itinerante. Devemos começar por São Paulo, em setembro. É uma forma das pessoas visualizarem o que os livros de história contam”, defende Leandro.

 

Caboclo de lança, Dom João VI, presidente Dilma Roussef, presidente americano Barack Obama e Nelson Mandela também têm 'sósias' em Pernambuco. (Foto: Katherine Coutinho / G1)

 

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena