quinta-feira, 14 de junho de 2012

Secretário explica a participação de Pernambuco na conferência Rio+20

Do G1 PE
A conferência Rio+ 20 começa nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, e vai reunir líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos. Todos juntos vão traçar metas para determinar como será possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente num planeta que é cada vez mais habitado. Pernambuco vai participar para mostrar o que já se faz no estado e também aprender, com os exemplos de outros lugares, como melhorar a qualidade de vida.

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, e presidente de Suape, Frederico Amâncio, que vai participar da conferência, explicou detalhes do encontro no Bom Dia Pernambuco desta quarta. “Na conferência Rio+20, hoje é a abertura da conferência, amanhã o governador Eduardo Campos vai estar participando de dois eventos importantes: o primeiro deles é a abertura do Rio Clima, com uma conferência importante, que teve uma etapa preparatória realizada aqui no Recife no início do ano, e à tarde ele vai estar fazendo uma conferência com o lançamento do Programa Pernambuco Sustentável”, contou.
Pernambuco Sustentável é um programa do governo do estado que visa a concessão de incentivos fiscais para as empresas que utilizem energias renováveis, como a energia eólica e a solar. “Além disso, ele também cria alguns incentivos financeiros, inclusive, para o desenvolvimento de projetos voltados para a eficiência hídrica e energética. O tema energia, energias renováveis, e principalmente o tema água são dois temas muito importantes da Rio+20”, comentou.
O secretário também falou sobre o que as empresas podem trazer de contribuição para a população. “Hoje temos uma preocupação grande do governo do estado de estar trabalhando a atração não apenas de grandes investimentos, que contribuam para a geração de renda e para o crescimento econômico do estado de Pernambuco, mas principalmente que esse desenvolvimento do estado seja um desenvolvimento sustentável, ou seja, também trazer empreendimentos que agreguem para o estado. Como por exemplo, no setor de energia eólica grande empresas de energia eólica, que é uma energia que tende a se desenvolver bastante nos próximos anos e Pernambuco tem tido uma grande participação com grandes indústrias aqui no setor. Essa é uma tendência forte que o governo do estado vai continuar estimulando e esse programa Pernambuco Sustentável ele tem um desses objetivos, atrair empreendimentos voltados para a chamada economia verde. Esse trabalho vai ser desenvolvido pelo governo do estado, por exemplo, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O governador na Rio+20 vai estar reforçando essa decisão estratégica do governo do estado”, explicou.
O secretário Frederico Amâncio também vai dar uma palestra na conferência, sobre Suape. “No ano de 2011 foi feito um lançamento pelo governo do estado de um programa chamado Suape Sustentável. Esse programa visa gerar ações integradas, envolvendo não só o governo do estado e a própria empresa Suape, mas também os municípios, entidades privadas, de forma que a gente possa ter um conjunto de ações importantes na área de meio ambiente, na área social. Suape também é motivo de orgulho porque tem grandes projetos ambientais, estaremos mostrando esses projetos lá na Rio+20, como por exemplo, Suape tem uma área de preservação ecológica que cresceu com o novo plano diretor lançado no ano passado. Hoje é uma área de nove mil hectares de preservação de Mata Atlântica, de mangues e de restinga. E tem uma série de outras ações que vem sendo desenvolvidas dentro do Suape Sustentável, ações voltadas para o meio ambiente em Suape, mas também ações importantes para as questões sociais da região: habitação, mobilidade, questões importantes para aquela região”, informou.
Com relação a preocupação com as demais áreas do estado, como Zona da Mata, Agreste, Sertão, com relação a sustentabilidade, o secretário falou sobre algumas ações em andamento. “Além desse trabalho que vem sendo desenvolvido na região do Complexo de Suape, ações também estão sendo iniciadas na Mata Norte, que está passando por uma situação grande de desenvolvimento com a chegada da Fiat. E também no Agreste e no Sertão. No Sertão está sendo criada a unidade de conservação na área da caatinga, uma região importante que precisa ser trabalhada, preservada. O governo do estado através da Secretaria de Meio Ambiente também está preocupado em desenvolver ações para todo o estado”, concluiu.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena