terça-feira, 12 de junho de 2012

Surubim apresentará projeto sobre o avelós na Rio +20




Do jornal Correio do Agreste (Fernando Guerra)

Editado por: Charles Nascimento
charlesnasci@yahoo.com.br



Os estudantes Luiz Filipe e Jorge Anderson e a professora Layse Farias estarão apresentando o projeto "Euphorbia tirucalli: uma planta com múltiplas utilidades" na Feira de Meio ambiente, Ciência e Tecnologia – Femact Rio +20. O desenvolvimento do trabalho ocorreu no Laboratório de Biologia da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias e foi selecionado pelos organizadores da Femact Rio +20. O evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de junho e é organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este evento é uma atividade ligada à Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que será realizada de 13 a 22 de junho, também no Rio, com passagens e estadia disponibilizadas pela Femact Rio +20. 


O projeto que será apresentado pelos surubinenses visa solucionar um problema observado no espaço físico da escola, que é a presença de moscas além do aceitável. O grupo buscou produzir um inseticida a partir de uma planta existente em nossa região: o avelós, de nome científico Euphorbia tirucalli, em face da existência na literatura científica de estudos que apontam as múltiplas aplicações da planta, inclusive para o tratamento do câncer, ainda que não comprovado cientificamente. A população da zona rural já utilizou o látex desta planta como cola e ainda hoje é utilizado para acabar com verrugas. Depois de seco, o avelós ainda serve para queimar lenha.
A partir de tais evidências, a equipe composta originalmente por Jorge Anderson, Luiz Filipe e Mirtes Michele (autores)e as professoras Layse Farias (orientadora) e Lúcia Farias (co-orientadora), buscou relacionar mais uma utilidade a este vegetal: a de inseticida. A matéria-prima utilizada foi seu látex. O referido projeto participou de eventos como a 10ª Feira brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), no período de 12 a 17 de março de 2012, recebendo na ocasião o Prêmio Sociedade Botânica do Brasil, da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), contando com total apoio logístico do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria Executiva de Educação Profissional e GRE do Vale Capibaribe. 

Em 2011 participou da XVII Ciência Jovem, feira de ciências que aconteceu em Recife, e na IV Mostra de Inovações Pedagógicas, em Gravatá, organizada pelo Programa Integral e a Secretaria Executiva de Educação Profissional. Também estão credenciados para participar, em setembro de 2012, da 8ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que acontecerá na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), organizada pelo Colégio Anglo. Segundo a professora Layse, "estes momentos são importantes porque se transformam em oportunidades para aprendermos mais, conhecermos pessoas de outros estados e sua cultura e, principalmente, a nossa escola, o nosso município, o nosso estado e as nossas tradições".

O reconhecimento à Escola Técnica Estadual Antônio Farias, pelo compromisso na qualidade de ensino, com profissionais preocupados com o desenvolvimento intelectual, técnico e científico de seus educandos, refletindo no incentivo à iniciação científica e na qualificação profissional, alinhados com o seu objetivo maior, que é o de promover ensino técnico de qualidade.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena