quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alunos de Pernambuco devem ficar atentos aos horários das provas do Enem




Neste fim de semana, nos dias 3 e 4 de novembro, mais de 5,7 milhões de estudantes irão encarar a prova que é a porta de entrada para a maioria das universidades do País: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Poliana Falcão, de 19 anos, apro¬veita os últimos momentos antes do teste para relaxar e acertar detalhes: esta semana ela conferiu o seu local de pro¬va. Moradora do bairro de Rio Doce, em Olinda, ela fará o Enem em uma escola na avenida Getúlio Vargas, no mesmo município. “O meu cartão de ins¬crição chegou há mais ou menos 20 dias, mas somente esta semana confirmei o local por uma mapa na internet”.

Na escola em que a garota estuda, a Escola de Referência (Erem) Porto Digital, no Centro do Recife, os professores prepararam duas atividades de relaxamento na praça do Marco Zero, na semana passada. “Foi importante para a gente desacelerar um pouco, já que alguns alunos estão muito ansiosos. Agora, prefiro ensaiar as músicas que apresentamos no nosso grupo de percussão ou sair com os amigos”, conta ela. Tudo é válido para relaxar às vésperas do exame e é importante manter um ritmo mais tranquilo. A psicóloga Ana Maria Lima Lira, ressalta que os feras devem aproveitar os momentos de lazer nessas últimas horas. “É importante que o estudante possa se distrair, sair da rotina de estudos mais intensos e garantir momentos de pausa”.

O candidato não pode esquecer de levar em consideração o horário de verão. O Ministério da Educação recomenda aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. A abertura dos portões ocorrerá às 12h e o fechamento, às 13h, no horário de Brasília. É importante lembrar que em Pernambuco, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário local. É aconselhável que os candidatos se planejem com margem de segurança para evitar atrasos nos dias de prova. No caso de quem não recebeu o cartão de inscrição pelos Correios, é importante imprimir o documento disponível no site do MEC e verificar com antecedência o seu local de prova.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, o candidato terá quatro horas e meia para fazer os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia seguinte, domingo, a prova será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo total de realização de cinco horas e meia. Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica preta com cor¬po em material transparente.

Folha PE

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

© GNT Casinhas - Nossa Gente em Foco, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena